É interessante o fenômeno que toma conta da gente quando passamos a conviver com uma doença como o câncer. O impacto da notícia é assustador, os exames que se seguem apavorantes, depois vem a conformação, a quase naturalidade com o destino que nos foi traçado. É como se nós mesmos nos preparássemos para conviver, eternamente, com esse fantasma nos rondando.
Cada dia é um dia. Cada vitória um brinde. Um novo raio de sol se abre e a esperança se renova.
Nunca havia me dedicado a entender o que é um câncer de mama. Sabia o que todo leigo sabe. Ele, assim como outras doenças, tem um mundo à parte. Características e peculiaridades que só os portadores ou familiares muito próximos conhecem, vivenciam.
Sempre fiz as mamografias anualmente. Cumprimento das determinações institucionais da Embrapa e com muita tranqüilidade. Até que tudo mudou. Após o grande susto, a reação normal de pânico, vivo agora cada instante como se ele fosse único e já foram tantos os momentos ....A primeira cirurgia, o tratamento demorado do fígado, a segunda cirurgia e exames, muito exames. Cada resultado uma nova expectativa. Resultado que vão desvendando os mistérios do câncer. Ele é individualizado. Às vezes um símbolo, uma simples e aparentemente indefesa letrinha, muda tudo. Quer dizer quase tudo.
O mais recente traz informações preciosas do ponto de vista da oncologia. Mas foi preciso a ajuda do médico e das amigas do peito da comunidade virtual para que eu entendesse que “carcinoma de ductos mamários revelando positividade para receptores de estrógeno e progesterona e escore 1+ para produto do oncogene C-erB-2” quer dizer que tenho um câncer menos agressivo, que devo sofrer menos do que muitas mulheres que não apresentam esse tipo de laudo.
Os médicos decidirão o que fazer, mas pelo que tem sido revelado até então, estou otimista.
Neste momento tento me livrar das complicações no seio que já me causaram tanta dor e que ontem me levaram de volta à mesa da cirurgiã com anestesia, novos pontos, pulsões e mais dor. Isso tudo tem me deixado um pouco apática. Mas sei que não há motivo. Talvez seja o excesso de remédios que esteja causando tanta indisposição.
Tenho que afastá-la. Segunda-feira tem início o novo período letivo. Novos e velhos alunos e uma revigorada certa no astral.
Novo ânimo !! Novo ano !!
Quem sou eu
- Ruth Rendeiro
- Belém/Ribeirão Preto, Brazil
- Amazônida jornalista, belemense papa-xibé. Mãe, filha, amiga... Que escreve sobre tudo e todos há décadas. Com lid ou sem lid e que insiste em aprender mais e mais... infinitamente... Até a morte
Aos que me visitam
Sintam-se em casa. Sentem no sofá, no chão ou nessa cadeira aí. Ouçam a música que quiser, comam o que tiver e bebam o que puderem.
Entrem...
Isso aqui está se transformando em um pedaço de mim que divido com cada um de vocês.
Entrem...
Isso aqui está se transformando em um pedaço de mim que divido com cada um de vocês.
Antes de sair me dê um abraço, um afago e me permita um beijo.
Arquivo do blog
- janeiro (7)
- outubro (1)
- julho (2)
- maio (1)
- abril (1)
- fevereiro (5)
- dezembro (1)
- outubro (2)
- setembro (1)
- maio (1)
- abril (1)
- março (3)
- fevereiro (1)
- janeiro (1)
- novembro (8)
- setembro (2)
- julho (1)
- junho (2)
- maio (2)
- abril (1)
- março (2)
- fevereiro (1)
- janeiro (3)
- dezembro (4)
- novembro (2)
- outubro (4)
- setembro (6)
- agosto (5)
- julho (6)
- junho (11)
- maio (10)
- abril (13)
- março (6)
- fevereiro (9)
- janeiro (14)
- dezembro (22)
- novembro (26)
- outubro (32)
- setembro (4)
2 comentários:
Ruth linda!!!!
Novo ânimo, novo ano e com certeza muitas alegrias mais!!!
beijão!!
Katia
Então, feliz novo ano!!!!!!
Cá estamos pra vc e por vc!
Beijoca
Sumara
Postar um comentário