Quem sou eu

Belém/Ribeirão Preto, Brazil
Amazônida jornalista, belemense papa-xibé. Mãe, filha, amiga... Que escreve sobre tudo e todos há décadas. Com lid ou sem lid e que insiste em aprender mais e mais... infinitamente... Até a morte

Aos que me visitam

Sintam-se em casa. Sentem no sofá, no chão ou nessa cadeira aí. Ouçam a música que quiser, comam o que tiver e bebam o que puderem.
Entrem...
Isso aqui está se transformando em um pedaço de mim que divido com cada um de vocês.
Antes de sair me dê um abraço, um afago e me permita um beijo.

Arquivo do blog

quarta-feira, 21 de maio de 2008

51 anos e ...

Muito estranho o sentimento que hoje toma conta de mim. Acordei com os filhos ao meu lado, cada um beijando um lado do rosto. Minha mãe na cozinha me esperava para um abraço, no Orkut já belas e carinhosas mensagens e antes das 7:30h de tênis e uma camiseta de combate ao câncer de mama que tenho há mais de três anos, saí caminhando em direção ao Hospital Ophir Loyola que fica a cerca de 3, 4 km de casa e fiz a terceira sessão da radioterapia.
Sinto um misto de uma enorme alegria e uma profunda tristeza.
Muitos colos já me embalaram nesse aniversário que será inesquecível, Começou ontem com o amigo e querido Elias Pinto que ontem, em sua coluna, dedicou um enorme espaço para comentar nossa saga. Á noite a amiga Érika Siqueira veio me abraçar com 24 horas de antecedência. Errou o dia, mas me emocionou assim mesmo quando chegou com um belo buquê de rosas. Disse que voltará hoje de novo.
Os colegas da Área de Comunicação da Embrapa também enviaram flores. Um lindo cartão. Doces palavras. Colegas que se transformaram em amigos mesmo com a competição natural que marca essas relações. Fui a coordenadora deles por muito tempo,a mais velha, a mais experiente e abdiquei do cargo por incompatibilidade ética com alguns procedimentos que me agrediam mesmo que a conta ao final do mês agradecesse. Saí do cargo, mas não deixei desafetos. Ao contrário, os tenho sempre ao meu lado para tudo, inclusive para ir ao supermercado ou ao médico ou para enxugar minhas lágrimas como aconteceu ontem de manhã quando fui à Embrapa.
Robinson e Beth, jornalistas da Embrapa de Brasília também me emocionaram há pouco com um telefone carinhoso e carregado de força.
Um telefonema de uma amigo virtual de Minas Gerais. Surpresa e muitos desejos de sorte.
Da Bolívia uma mensagem especial, carinhosa e que iluminou meu dia. Lembranças, saudade e planos. Dos EUA uma demonstração de que mesmo tão distante a amizade verdadeira a tudo resiste. SP, RJ, PR, AC, MG, AM os abraços pipocam. Os votos de muita saúde se multiplicam.
Ahhh são tantas demonstrações que não posso deixar de me sentir particularmente feliz e privilegiada por, em vida, saber que o que plantei germinou e bons frutos nasceram.
Uma alegria incompleta, porém. Que tem nuances de uma tristeza enorme que me faz lembrar que estou tratando um câncer (o seio acaba de latejar, pontadas finas bem lá dentro) e que o Manoel, pela primeira vez em 17 anos, não está comemorando aqui comigo.
Veio dele outra mensagem especial. Pelo celular mandou dizer: Feliz aniversário, muita saúde. Comemoraremos os dois depois junto com os filhos.
E o dia mal começou ...
Segura coração !

5 comentários:

Unknown disse...

Parabenssssssss.Ano passado estavamos todos embalados ao som do CHICO BUARQUE,um ambiente de festa,preocupações tuas para que tudo estivesse impecavel,e estava.Festa,alegria,amigos,a min fizeram falta Lene e Rultinho.Foi linnndo,lembro da brincadeira no cortar do bolo:-Vamos comer o Chico,ahhhhhhhhhh delicia...Manoel encarregado de arrumar o CHOPP.Hoje não estamos juntas,juntos,se ias viver 100 anos vais chegar aos 120,tua disciplina,tua determinação,teu empenho e fazer dar certo,teu cuidado de agora com este corpo que nós e dado como emprestimo,vais ter a recompensa que estas buscando,isso e certo.Ah Manoel faltou em presença nesse aniversario?faltou nada,esta se preparando pra te acompanhar nos 120 anos ou mais.O anjo da guarda de vcs,esta de plantão,quando vem a tempestade logo logo ele aponta um raio de sol,fica atenta.Ja vou,tenho que arrumar um lugar na mochila pra roupa de ODALISCA,nun te falei? vou dançar sabado la em SAMPA,na LIBERDADE,apresentação unica,rsrsrsrsrsrBEIJO0 QUERIDA.

Anônimo disse...

Oi tia Ruth!

Cada vez mais me surpreende! Se lhe admirava muito até hoje de manhã (rsrs), lhe admiro muuuuuuuuito mais ainda e pra toda a vida, assim como meu carinho e amor por você são eternos. Estou emocionada com as suas histórias, com a garra, coragem e sinceridade de sempre. Além da veia jornalística, você deixou aflorar de vez a veia poética que existe dentro de você. Vão me chamar de doida e perguntar aonde estou vendo poesia em um momento como esses. Bem, vejo poesia na sua meiguice - mesmo com fortes dores é solidária também com aqueles que se sentem fragilizados, passando a cada um deles um mensagem de carinho e otimismo. Vejo poesia no seu amor pelo seu Manoel e por brigar intensamente pela cura dele. Vejo poesia nessa bandeira que levantou por uma medicina mais eficaz, digna e humana para o nosso Estado. Enfim, vejo poesia nessa alma intensa, de grande calor humano e cheia de virtudes que Deus colocou em nossas vidas. Tenho orgulho de dizer, a quem me pergunta, que foi minha professora, conselheira e que é meu exemplo e acima de tudo que é minha amiga. A menina cresceu e aprendeu muitas coisas graças a essa grande mestre. Agora me passa mais uma lição de vida, que é de luta, de amor e de esperança. De querer e buscar uma qualidade de vida melhor no trabalho, na família e junto a todos aqueles que nos querem bem. Obrigada por tudo isso. Fé, esperança, otimismo. Todos nós estamos na grande corrente pela sua cura e a do seu Manoel. Grande beijo!

Fabiana Gomes, Parauapebas/PA

Gabbay disse...

Ruth! Parabéns! Parabéns! Fica bem, saúde e paz na tua vida, viu? Renovação, novo ciclo, nova fase, o aniversário é pra isso, pra recomeçar e saber que estamos mais fortes, mais cascudos do que ontem...

Deus te abençoe e ao Manoel e aos guris! Beijo,

Anônimo disse...

Ruth linda!!!
sei que estou atrasada, me perdoe!!
Mas na quarta mandei zilhões de pensamentos positivos e energias para vc!!
51... ano da boa idéia!!! Idéias e realizações que certamente virão, uma por vez, a cada dia...
super beijo
Katia

Anônimo disse...

Pedi à Santa Rita ontem, por vocês.
No dia dela e seu, uma prece fervorosa! Muita força, luz, saúde e paz!
Um mega beijo.

Elisa