Quem sou eu

Belém/Ribeirão Preto, Brazil
Amazônida jornalista, belemense papa-xibé. Mãe, filha, amiga... Que escreve sobre tudo e todos há décadas. Com lid ou sem lid e que insiste em aprender mais e mais... infinitamente... Até a morte

Aos que me visitam

Sintam-se em casa. Sentem no sofá, no chão ou nessa cadeira aí. Ouçam a música que quiser, comam o que tiver e bebam o que puderem.
Entrem...
Isso aqui está se transformando em um pedaço de mim que divido com cada um de vocês.
Antes de sair me dê um abraço, um afago e me permita um beijo.

Arquivo do blog

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O retorno da professora

Esta semana foi bem movimentada. Estava ansiosa como uma iniciante com o recomeço do semestre. Novos alunos e uma nova disciplina (três no total agora ). Mas uma ansiedade boa, de quem está bem, de quem vai fazer o novo, vai ser avaliada, testada. Conhecer novas pessoas, tentar entender pelo semblante a expectativa particular de cada um, o que eles esperam de mim é sempre um grande desafio. São pessoas com interesses diferentes, histórias de vida únicas e que com o passar do tempo se permitem que eu as desvendem. Tenho sempre gratas surpresas. Algo que vai além daqueles contatos formais de aluno e professor. Sintonias, empatias que teriam acontecido em outros ambientes, mas que se fortalecem com a convivência semanal nas aulas e fora delas.
Dividir o pouco que acumulei ao longo desses anos é gratificante. Ali estão pessoas que em sua maioria não têm nenhuma vivência no mundo complexo da Comunicação. Desconhecem o que está nos livros e nos bastidores. É como se estivesse desnudando um mundo novo para eles. As curiosidades são infinitas, as decepções também, mas a minha paixão pela Comunicação, sobretudo essa que acontece nas instituições e ainda pouco conhecida em Belém, os motiva a ir em frente, a acreditar que podemos mudar, interferir de alguma forma.
E ontem o reencontro em sala de aula foi mais especial ainda. Retornei aos alunos que no semestre passado viveram comigo o momento da descoberta do câncer, que compartilharam cada dúvida no retorno, que se envolveram com a minha angústia. Fiquei sinceramente emocionada. Entrar na sala e encontrá-los foi um presente de Deus. Sempre imaginamos o mais grave, o mais complicado do que está por vir. Cheguei mesmo a pensar que não teria condições de dar aulas este semestre e de repente, 20 dias após uma demorada cirurgia estou lá. Sandálias de salto alto, bem disposta e durante duas horas e meia conversando com eles sobre Comunicação Integrada, sobre a importância da articulação entre os diferentes profissionais e áreas que fazem a Comunicação em uma organização e a relação dela com os demais setores.
Recebi beijos, abraços e sinceros sorrisos pela minha volta.
Fiquei feliz....

3 comentários:

Anônimo disse...

oba oba oba!!!!
fico1 muuuuuuuuuuito feliz com esse seu retorno!
Isso quer dizer que posso voltar a sonhar com uma vinda sua aqui para um trabalho com os pesquisadores, heheheeheh!!!
super beijo! Torço sempre por vc!!!

Katia

Unknown disse...

E eis a Ruth tomando posse,gosto dessa tambem ,e muiiiiito.Sei que o olhar e a sensibilidade maiiiiiiiiiiiiis apurada,foram trabalhadas entre lagrimas e sorrisos.Gosto dessa,gosto dessa.Seja muito BENVINDA.

Anônimo disse...

Minha surpresa foi maior querida, jamais pensei que iria te encontrar, quanto mais antes de 1 mês da cirúrgia. Fiquei muito feliz mesmo em reve-la, pois sei que terei o seu apoio nesse último semestre e inclusive no TCC.
Bjokassssssssssssss.
Cláudia