Quem sou eu

Belém/Ribeirão Preto, Brazil
Amazônida jornalista, belemense papa-xibé. Mãe, filha, amiga... Que escreve sobre tudo e todos há décadas. Com lid ou sem lid e que insiste em aprender mais e mais... infinitamente... Até a morte

Aos que me visitam

Sintam-se em casa. Sentem no sofá, no chão ou nessa cadeira aí. Ouçam a música que quiser, comam o que tiver e bebam o que puderem.
Entrem...
Isso aqui está se transformando em um pedaço de mim que divido com cada um de vocês.
Antes de sair me dê um abraço, um afago e me permita um beijo.

Arquivo do blog

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Os exames

O momento agora é de "cair a ficha". O meu mundo já não é tão rotineiro. Já não saio de manhã cedo para a Embrapa, à tarde preparo ulas e à noite vou à Unama ou assisto Tv, leio um livro. Um calendário de exames começa a ser cumprido. Exames que já prenunciam o que me espera. Uma ressonância magnétia que colocou a prova toda a minha claustofobia; a citilogafia óssea que não dói, mas incomoda, os riscos cirúrgicos cardiológicos (ecocardiograma e a esteira), a grande quantidade de exames de sangue e a palavra que me persegue sempre presente nas requisições : metástase. Já começo a aceitar, com relativa normalidade, que tnho um câncer na mama esquerda, que farei quimioterapia, radioterapia, que vou ficar mais de cinco horas em uma sala de cirurgia, que minha vida sofrerá uma grande mudança nos próximos mesee (ou anos ?). Agora estou tendo contato real com o mundo da doença. Até então era apenas uma informação, dolorosa, mas só uma informação. Agora é de verdade. Tenho marcas no corpo das picadas de injção, senti medo ao entrar naquele tubo ouvindo sons como se estivesse do lado de um videogame muito alto, fragilizei vendo pessoas com aparências tão debilitadas.
Comecei de fato a me sentir doente, mesmo que no laudo dado pelo meu médico (o mastologista-oncologista Gilberto Erichsen), eu esteja com um quadro geral bom e assintomática. Mas a fase, não conseigo esquecer, é de pesquisa de metástase. Felizmene hoje à noite Nossa Senhora de Nazaré, em sua peregrinação nas casas, cerimônia que antecede a grande festa do Círio, dia 14, estará em casa. Vou chorar, eu sei, vou me ajoelhar a seus pés e humildemente pedir pela cura, pela minha saúde e pela todos os que tanto amo e que tanto têm me amparado.
Amém !!

6 comentários:

Dalmo Oliveira Silva disse...

A tarde corre quente e seca aqui em Campina. Aquela velha azia pós-almoço começa a roer o estômago. Boto o cd da Vanessa para despairecer o ambiente. Entre uma teclada e outra, paro aqui para dizer que nada, absolutamente NADA pode nos desvirtuar de nossa direção rumo ao norte perfeito de nossas vidas. Quebra-se a rotina, mas não o sentido que temos das coisas. Nos momentos mais difíceis, um fio vai sempre conduzir nosso foco, nossos desesjos...
Boa tarde, boa sorte!

Soraya Pereira disse...

Ruth, minha flor
Nas horas difíceis me apego a São Judas e Santo Expedito. Hoje farei um prece a eles por você. Tudo vai dar certo!

O bom é curtir a primavera depois do inverno. Olha o que Cecília Meireles escreveu e lembre-se que
depois deste seu inverno (tão particular e tão único) uma primavera te espera.

"A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação". Cecília Meireles, em Obra em Prosa, vol.1.

Soraya Pereira

Telmo disse...

OLha so garota, a tua luta não sera sozinha!!!
Teus amigos, que não são poucos; estarão irradiando uma energia muito positiva a teu favor.
Pode estar certa que o nosso pensamento estara sempre ligado a vc e que este time vai ter que ganhar de qualquer maneira.
Estou aqui "antenado". Estou a sua
disposição
Bjs do amigo
Telmo

Unknown disse...

Hoje conversei com a Sula e dissemos;vamos nos encontrar pra ouvir a Ruth discurssar com todos os por detalhes sobre exames modernissimos,medicos,os melhores,e entre muitos apelos Rauuuuuuuuul,olha aqui...anaterra mas essa menina oh...d. Lucia eu quero assim...ô Manoel eu não falei...mamãe venha pra ca deixe um pouco esse bordado...Ruth,vamos rir e ouvir Chico a todo volume.Meu coração ta cheio,cheinho dessa imagem,desse querer.Ontem Julia aqui disse;Essa não parece a tia Ruth,eu disse;e não e.essa Ruth aqui ta num teste de resistencia,ela vai tirar de letra.Eu não tenho nenhuma duvida disso...beijos muitos.

Gabbay disse...

Amém Ruth. As religiões são diferentes mas Deus é um só, a energia principal do Universo. Eu acredito Nela e rezo junto contigo hoje, ok? Mas essa energia é densa e positiva. Bola pra cima!!!

Abçs,

Regina disse...

Oi Ruth, aqui é a Regina de Florestas que era do Meio Ambiente ....
resolvi dar um oi só para te dizer que você não está sozinha e que precisar ter fé!
Estamos rezando por você e por sua família.
Sem dúvida, o cancer é sim algo que deixa a gente de cabelo em pé! Há muitos anos (desde os 25) faço a mamografia, pois tenho caso na familia e para dizer a verdade todo ano quando faço fico com o coração apertado. Não é facil não!! Mas não podemos nos abater, pois Deus sempre nos dá força necessária para enfrentarmos os desafios.
Fique em paz e logo eu te mando um email pela Embrapa, pois não sei usar esses "blogs" direito. Sabe como é estou ficando velha...hahahah!!! beijos Regina